Termina hoje a 1ª edição do festival das marias brasil, numa co-produção luso-brasileira

Nasceu em 2019, em Portugal, o primeiro festival português e pluridisciplinar totalmente dedicado à mulher no mundo das artes, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino. Exaltar o que de melhor as mulheres fazem neste setor bem como os trabalhos artísticos baseados em vidas de grandes mulheres da história foi, desde o início, a grande aposta da Lendias d’Encantar e da CADAC, estruturas artísticas portuguesas que lançaram o Festival em Novembro de 2019, a partir de Beja, e que percorreu ja em sua primeira edição outros quatro municipios do Alentejo, bem no interior do país.


Na altura, a produção do Festival contou com a colaboração de Adriana Belic, curadora brasileira convidada que abraçou o projeto e trouxe ao Festival das Marias nomes como Adriana Calcanhotto, Francesca Ancarola e Marina de la Riva, que representaram mulheres atuantes na música latino-americana

Após o sucesso da primeira edição, surgiu o convite para a realização “Das Marias” em território brasileiro, em São Paulo. Ficou desde logo agendado para 2020 o Festival Das Marias, a realizar-se em simultâneo em Portugal e no Brasil.


A Pandemia fez com que a organização em Portugal tivesse que adiar a realização da segunda edição, mas do Brasil manteve-se a programação, tendo sido praticamente toda online.


Teatro, música, cinema, diálogos, teatro-circo, literatura, entre outras manifestações artísticas , fizeram esta primeira edição do Festival das Marias no Brasil, que se encerrou no dia 25 de novembro, propositalmente escolhido para tanto pois se trata do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres.


Adriana Belic, responsável por toda a produção no lado de lá do Atlântico, adiantou que “….(colocar aqui declaração sobre a realização deste festival… o que significa/ou)…” revelando, no entanto que “…mencionar dificuldades e/ou obstáculos…”.


Em Portugal o Festival teve de ser adiado primeiro para Março e depois para Novembro de 2021, “devido às medidas demasiado restritivas para este tipo de acontecimento”, acrescentou António Revez, Director Artístico do Festival. As Marias regressam finalmente a terras lusas em Novembro, de 04 a 13.


#festivaldasmarias

0 views